Lindos elementos de paisagismo

O projeto paisagístico competente do local é uma arte completa. Antes de planejar a localização de canteiros de flores, slides alpinos, figuras decorativas, bancos de madeira e outros elementos, você precisa entender em que estilo a casa é feita e como criar uma paisagem adequada para a área local.

Peculiaridades

Para a implementação bem-sucedida do projeto paisagístico concebido, é necessário aderir ao seguinte recomendações:

  • você deve representar claramente o plano de trabalho antes do início da melhoria do local e não alterá-lo para evitar a estratificação de elementos decorativos de estilos diferentes;
  • levar em consideração a zona climática, os indicadores de umidade, o regime de temperatura inerente ao território em desenvolvimento;
  • considere cuidadosamente o papel de cada elemento na composição geral;
  • correlacionar tempo, mão de obra e custos financeiros com o resultado final esperado.

Pontos importantes

Antes de começar a dar vida às suas ideias de paisagem, você precisa pensar bem vários pontos importantes:

  • Ideia. Se você ainda não decidiu totalmente o que deseja ver no seu site, adie o paisagismo.
  • Soluções de cor. Para que o jardim encante os visitantes e proprietários com a sua beleza, é necessário planear com clareza o arranjo de plantas claras e escuras, bem como flores de tons claros.
  • Composição. Para que a vista do jardim seja completa, é necessário definir o centro da composição e complementá-lo com detalhes (sombrios e médios) que não desviem a atenção para si.
  • Acentos. A área central deve ser enfatizada com elementos decorativos. Pode ser um destaque, uma cor ou um grupo de objetos. Para realçar bem a parte central da composição, é melhor consultar especialistas em paisagismo.
  • Luz. A iluminação do jardim não é necessária apenas na estação quente. No inverno, com a neve como pano de fundo, este elemento decorativo vai dar um toque de magia ao ambiente do jardim. À noite, a luz de fundo pode decorar arbustos, caminhos, canteiros de flores.
  • Faixas. Para ver o jardim em toda a sua beleza, é necessário pensar em um sistema de movimentação em todo o território. Ao projetar o plano dos caminhos, lembre-se de que eles devem estar em harmonia com a ideia geral do projeto.

Relvados

Os revestimentos de relva são o elemento de decoração mais utilizado na zona. A capa pode ser confeccionada com as próprias mãos ou adquirida em loja especializada.

Gramado auto-plantado (semeadura) se tornará a base para o projeto paisagístico em todo o site. Nele é possível vislumbrar a localização de árvores de fruto, arbustos, canteiros de flores, relevos dos caminhos.

Um gramado com vegetação homogênea com atalhos é geralmente chamado de inglês. Precisa ser plantado com cereais que crescerão bem no mesmo lugar por mais de uma dúzia de anos. Considerando o clima russo, vale a pena escolher misturas que incluam diferentes variedades de festuca. Para que o gramado adquira uma cobertura densa e uma estrutura uniforme, vai demorar vários anos.

Os relvados podem desempenhar não só uma função decorativa, mas também desportiva. Por exemplo, se forem usados ​​como cobertura para um campo de futebol ou quadra de tênis. Uma boa solução seria a localização do relvado na zona de jogos para crianças e a instalação de um parque infantil.

Areia ou cascalho devem ser usados ​​como base para o gramado. Eles devem ser plantados com festuca, bluegrass e azevém. Não se esqueça de atualizar regularmente a cobertura por meio de propagação.

Quanto aos gramados decorativos, costuma-se dividi-los em três tipos:

  1. platéia;
  2. jardim e parque;
  3. Prado.

Dentre essas posições, o gramado do canteiro é o mais difícil de projetar e o mais caprichoso. Esse local é formado por uma única grama selecionada: bluegrass, grama torta, festuca. Na hora de formar um gramado parterre, é necessário levar em consideração que sua área não pode ultrapassar o tamanho do objeto nele localizado.

As opções de jardinagem parecem menos impressionantes, mas não requerem cuidados especiais e são capazes de suportar cargas pesadas. Para criar tal gramado, é melhor escolher azevém, bluegrass, favo e festuca, misturados em proporções iguais.

Os gramados dos prados são muito bonitos e despretensiosos. Antes da semeadura, o local deve ser desenterrado, as ervas daninhas (dente-de-leão, banana-da-terra) devem ser removidas. Em seguida, semeie com uma mistura de azevém, festuca e bluegrass, à base de azevém, acrescentando-se o sainfoin e o trevo.

Para aqueles que desejam ver uma profusão de cores brilhantes em sua área local, podemos recomendar a criação de um gramado de flores e ervas da cobertura do solo.

Este tipo de gramado não requer cuidados especiais e fertilização. Pode ser fertilizado com húmus obtido das folhas de outono.

Você pode colocar um gramado de rolo pronto. A coisa principal, para que seja cortado no máximo dois dias antes do plantio. É neste caso que não haverá problemas com o enxerto em um novo local. O solo deve ser nivelado antes de colocar o gramado. Regue bem o relvado após o assentamento.

Canteiros de flores

Os canteiros de flores podem ser dispostos de forma a que a floração seja contínua. Snowdrops, açafrões, tulipas, lírios do vale, scillas, narcisos aparecem entre as primeiras flores da primavera. Para que as flores sejam fortes e não morram por causa de fortes geadas e rajadas de vento, elas precisam criar uma cerca viva de arbustos. Pervincas, ásteres, malmequeres e crisântemos farão as delícias do final de agosto até a geada.

No centro do jardim, pode organizar um canteiro de flores que irá deliciá-lo durante todo o ano. Para ela, é preciso colher lindas flores secas: molucela, gypsophila, calceolaria.

Tipos de canteiros de flores

O canteiro de flores que nos é familiar tem uma forma quadrada, redonda ou retangular. Ele se eleva 20 cm acima do nível do local principal e pode ser equipado com um pódio de pedra ou tijolo. A escolha das plantas com as quais o jardim de flores é plantado fica a cargo do proprietário. Podem ser flores do mesmo tipo ou de variedades diferentes:

  • Os jardins de pedras são muito populares entre os canteiros de flores. Eles incluem não apenas flores, mas também decorações de pedra. Este tipo de jardim de flores ficará bem perto de um reservatório.
  • Canteiros de flores ornamentais são colocados em primeiro plano da zona do jardim. Sua variedade - o arabesco - consiste não apenas em plantas (em sua maioria raquíticas), mas também em materiais naturais como areia, pedra e pequenos seixos. No centro da composição, pode-se instalar uma escultura ou uma pequena fonte.
  • Uma moldura viva para canteiros de flores é geralmente chamada de borda. Consiste em plantas cujos botões não podem ser chamados de volumosos. A principal função do meio-fio é cobrir completamente o solo.
  • Uma espécie de fronteira pode ser considerada um rabatka. Na maioria das vezes, é colocado paralelamente aos caminhos do jardim ou ao redor de uma área de recreação. Um canteiro de flores é formado por flores altas ou baixas. Existem também opções de design mistas.
  • Jardins de flores em grupo e modulares ficam bem nos jardins adjacentes. Se o primeiro tipo de canteiro de flores não tem uma forma claramente definida, então o segundo tem o contorno de formas geométricas: um quadrado, um retângulo, um losango. Caminhos (pisados ​​no solo ou pavimentados com pedra) são colocados entre as seções de canteiros modulares.

Havendo reservatório no local, pode-se criar um jardim de flores aquáticas e, ao lado dele, equipar uma área de lazer com bancos e balanços de madeira.

Os amantes criativos podem organizar um canteiro de flores em uma cesta velha ou em um cocho rachado.

Slides alpinos

Pedras de diferentes formas, cores e tamanhos serão uma excelente decoração para o jardim se forem colocadas em combinação harmoniosa com outros objetos.

Na maioria das vezes, calcário, tufo, xisto, arenito, granito são usados ​​nas localidades. Podem ser usados ​​como decoração de caminhos, canteiros de flores, reservatórios ou como composições independentes.

Existem vários tipos de jardins de pedras:

  • Arquitetônico - criado simultaneamente com a construção de uma casa. É uma composição semelhante a um terraço de vários níveis, feita de pedra natural. Dentro dos terraços são plantadas plantas que podem crescer em encostas rochosas: arbustos, coníferas.
  • Paisagem - inclui uma cachoeira, um lugar plano, um desfiladeiro. Para naturalidade, é melhor colocar esse slide próximo a um lago. Este tipo de jardim de rochas requer um desenvolvimento detalhado e custos significativos de material.
  • Rocky é a opção mais orçamentária. Exteriormente, este jardim de pedras parece uma pequena colina com pedras em ordem aleatória.
  • Rochoso - apropriado se houver uma colina íngreme na área local. Nesse jardim de pedras, o foco está em grandes rochas, não na vegetação.
  • Montanha - o tipo de escorregador alpino mais difícil de criar. Os torrões devem penetrar no solo por 30 centímetros (por naturalidade), e em uma superfície rochosa, um plantio em grupo de plantas anãs é necessário.
  • A inclinação em socalcos é um tanto semelhante em aparência às ruínas de um antigo castelo. Esse jardim de pedras pode ser criado em uma área com um declive íngreme. Os terraços são diferentes em altura, forma e comprimento.
  • O gramado alpino é o tipo mais popular de jardim de pedras. Ao criar este tipo de slide, plantas selvagens são usadas: edelweiss, salgueiro rasteiro.
  • Mountain Valley - criado a partir de arranjos de flores individuais, separados uns dos outros por caminhos e grandes pedregulhos localizados de forma caótica, um pouco cavados no solo.
  • Uma ravina na floresta é ideal para uma área com declive natural do solo. Uma cachoeira artificial pode ser criada nas proximidades.
  • Desfiladeiro - adapta-se bem entre duas vertentes, decorada com pedra. Em locais reservados para plantas, é melhor plantar safras médias: sino, samambaia.

Uma visão geral do projeto paisagístico em seu próprio projeto, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário