Variedades de tamareiras e cuidado com elas

Variedades de tamareiras e cuidado com elas
  1. descrição geral
  2. Visualizações
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Possíveis problemas de crescimento

A tamareira está longe de ser incomum em casas e apartamentos. Esta planta ornamental com folhas espalhadas parece muito exótica e pode se tornar uma verdadeira decoração de interiores. Em nosso artigo, iremos nos alongar mais detalhadamente sobre as características do cultivo dessa cultura incomum e do cuidado com ela.

descrição geral

A tamareira pertence a culturas da família das palmeiras. Em condições naturais, é encontrado nos trópicos e subtrópicos. Essa cultura foi mencionada por Plínio, Teofrasto e Heródoto em seus escritos. A planta já era conhecida no século 4 aC. NS.

A tamareira tem um ou mais troncos resistentes. As folhas são pinadas, alongadas, estreitas, pontiagudas no ápice. As tâmaras são adequadas para consumo humano; em vários países, são utilizadas para a produção de açúcar e são utilizadas na alimentação dos animais de criação. A Índia e alguns territórios do continente africano são considerados a pátria da cultura.

Na natureza, as árvores podem viver até 100-150 anos e atingir rapidamente uma altura de 35 m. Quando cultivadas em casa, não darão frutos.

Visualizações

As espécies a seguir são mais comuns como plantações domésticas e em estufas.

  • Ordinário. Uma das mais famosas, tem uma alta taxa de crescimento. Tem apenas uma desvantagem - à medida que cresce, o tronco da palmeira fica gradualmente descoberto.
  • Robelena. Pertence às variedades subdimensionadas, cresce apenas até 2,5 m de altura. As folhas de subespécies jovens podem ser cobertas por uma leve floração. Ao contrário de muitas outras palmas, esta suporta sombras claras.
  • Canário. Planta de crescimento baixo, com altura de até 2 m, as placas das folhas são estreitas, alongadas, bastante densas. O tronco é firme, reto, há espinhos nos pecíolos.
  • Curvado. Forma vários troncos fortes, na natureza cresce até 8 m. Pecíolos com espinhos, pelos brancos são visíveis nas placas das folhas.
  • Floresta. De altura, atinge os 12 m. O tronco é único, espinhos pontiagudos crescem nos pecíolos.
  • Rochoso. Palmeira até 6 a 7 m de comprimento, o tronco é um só, os pecíolos são cobertos de espinhos.
  • Ceilão. Planta média até 5-6 m de altura, tronco único, pecíolos com espinhos, folhas encurtadas.

As variedades reais e israelenses são muito populares.

Aterrissagem

Os períodos ideais para o plantio de uma tamareira são o final do inverno e o início da primavera. Para obter sementes de qualidade, você pode entrar em contato com qualquer loja de jardinagem. Mas não é necessário comprar sementes, você pode comprar frutas, comer a polpa e plantar as sementes colhidas. As mudas devem ser colhidas recentemente, sem danos mecânicos, áreas infectadas com pragas e apodrecimento não são permitidas.

Não aqueça as sementes. Deve-se ter em mente que as sementes velhas podem perder a germinação. Portanto, ao escolher as datas de plantio, é necessário selecionar frutas que não tenham mais de um ano. Antes do plantio, a semente deve ser embebida em água aquecida a 30-35 graus por vários dias. Além disso, você pode usar "Epin", "Kornevin" ou outro estimulante da formação de raízes.

Também a germinação das mudas é realizada com algodão. Para isso, o algodão é umedecido e colocado em uma tigela limpa.Um osso é colocado em cima da protuberância úmida e coberto com uma segunda camada de algodão. Nesse estado, as sementes são mantidas até o início do inchaço, se necessário, umedecidas com água filtrada. Alternativamente, são usados ​​gaze, serragem e hidrogel. Para melhorar a germinação, floricultores experientes processam as mudas com água fervente ou passam com lixa e só então plantam. A germinação em vermiculita úmida será mais produtiva.

Com qualquer método, após o aparecimento das primeiras raízes finas, você deve transplantar imediatamente para o solo.

O recipiente da colheita de tâmaras deve ser profundo, pois a planta tem um rizoma bastante longo. Mas, ao mesmo tempo, não pode ser muito estreito. É aconselhável optar por recipientes de tonalidades claras, de plástico ou madeira. Eles aquecem menos e retêm a umidade por mais tempo. Na hora de escolher o local para as datas, é preciso levar em consideração que a planta não gosta de correntes de ar, baixas temperaturas, além dos raios ultravioleta diretos. Um recipiente com uma palmeira não precisa ser colocado em um piso de concreto frio, você não deve colocá-lo no parapeito de uma janela. Assim que a temperatura do ar externo atingir 12 graus ou mais, você pode mover a palmeira para fora.

É importante escolher o solo certo. Deve ser fértil, drenado e permeável à umidade. Em lojas especializadas, você encontra solos específicos para palmeiras. Um substrato versátil para animais de estimação verdes também funcionará. Se possível, você mesmo pode preparar a mistura de solo. Para fazer isso, pegue areia limpa, grama em proporções iguais, bem como composto ou húmus, e adicione superfosfato na proporção de 1 colher de sopa. eu. para cada 2 litros de solo.

Cuidado

A palma é uma cultura exótica de países quentes, por isso é importante que ela crie as condições mais confortáveis.

Condições

No ambiente natural, a palmeira cresce sob os raios ultravioleta diretos. Mas em casa essas condições não podem ser fornecidas, portanto, é melhor colocar esta planta perto de janelas voltadas para o sul, leste ou oeste. Nos dias quentes de verão, a cultura precisa ser sombreada. De vez em quando, a palmeira precisa ser girada para mudar a posição das folhas em relação à luz. Se isso não for feito, as folhas da planta crescerão ativamente de apenas um lado. Com a falta de luz, as folhas das palmeiras começam a esticar e murchar.

O fundo de temperatura desempenha um papel fundamental. As tâmaras crescem e se desenvolvem melhor em 23-25 ​​graus; no verão, a planta pode tolerar até 30 graus.

No entanto, temperaturas elevadas devem ser acompanhadas de alta umidade, caso contrário, a planta começará a murchar.

No inverno, um estado de repouso deve ser garantido, a temperatura ótima nesta época é considerada em 18 graus, ela pode ser reduzida para 14. Flutuações bruscas de temperatura têm o efeito mais prejudicial sobre a palmeira. Com a chegada do calor, a planta pode ser levada para a varanda ou loggia. No início, ele "caminha" não mais do que uma hora, depois o tempo gasto ao ar livre é aumentado.

O nível de umidade na sala deve ser de 50-70%. Não é recomendado manter a tamareira perto do radiador durante a operação do sistema de aquecimento. As folhas devem ser limpas com uma esponja úmida de vez em quando.

Em tempo seco, assim como em dias quentes, a planta deve ser borrifada com água morna de um borrifador pelo menos 1 vez por semana.

Rega

Na natureza, a palmeira cresce e se desenvolve em condições de baixa pluviosidade. Esta planta tem raízes longas, graças às quais consegue extrair humidade mesmo na ausência de chuva. Mas em casa, a cultura precisa fornecer uma quantidade suficiente de umidade. Não deve ser permitida a estagnação da umidade, portanto, todo o líquido acumulado no palete deve ser drenado imediatamente, e o fundo deve ser enxugado com pano seco.

Para a irrigação, usa-se água decantada, é impossível regar a palmeira com água clorada dura: esta é muito propensa ao desenvolvimento de clorose. Se uma palmeira cresceu de uma pedra, até que o broto apareça, ela deve ser regada ocasionalmente. O solo no vaso deve estar quase seco antes da irrigação.

O solo sob a palmeira jovem é umedecido em 3-5 cm conforme a camada superior seca.A planta precisa da quantidade máxima de umidade de maio a agosto.

No inverno, o número de irrigações deve ser minimizado à medida que a palmeira entra no estágio de dormência.

Top curativo

No varejo para produtores de flores, você sempre pode comprar fertilizantes prontos para as palmeiras: eles são ideais para alimentar essa planta exótica. As composições para colheitas decíduas decorativas de interior também são adequadas: incluem muito nitrogênio. Este oligoelemento é responsável pelo acúmulo ativo de massa verde. Os medicamentos mais eficazes são Good Power, Bona Forte, assim como Ideal, Garden of Miracles, Etisso e Uniflor-micro.

Os fertilizantes são aplicados sobre um substrato umedecido em estrita conformidade com as instruções. Como qualquer cultura de planta, é melhor subalimentar uma palmeira do que superalimentá-la. Os fertilizantes também estão disponíveis na forma de comprimidos. São convenientes de usar: basta enfiá-los no solo perto da árvore.

Alternativamente, você pode alimentar um animal de estimação verde com nitrato de potássio, ele é ingerido na proporção de 10 g por 1 balde de água. Ao alimentar no inverno, os produtos de tâmara devem conter uma dosagem mínima de nitrogênio.

Uma palmeira movida para o jardim durante o verão pode ser alimentada com excrementos de galinha ou verbasco, o primeiro é criado na proporção de 1 para 20, o segundo - 1 para 10.

Poda

Ao podar uma palmeira, é importante ter muito cuidado. Apenas as folhas amarelas, caídas e danificadas de árvores adultas devem ser cortadas. Durante os primeiros anos de vida, a palmeira não pode ser podada. Além disso, não remova o topo da planta, pois o ponto de crescimento está localizado nesta parte. Remover o topo pode destruir a planta.

Não corte as folhas amareladas imediatamente. Você precisa esperar até que sequem completamente.

Transferir

A árvore de tâmaras é bastante difícil de resistir ao replantio. Este procedimento é permitido apenas em 2 situações:

  • o volume do recipiente não pode acomodar o rizoma;
  • a planta estava alagada, o sistema radicular começou a apodrecer.

O transplante só é possível na primavera. Ao transplantar, a profundidade do recipiente deve acomodar totalmente todo o volume do rizoma da planta. Se as raízes começarem a aparecer pelos orifícios de drenagem do vaso, é um sinal de que é necessária uma necessidade urgente de plantar a planta em um vaso maior. Uma planta jovem é transplantada anualmente durante os primeiros cinco anos de vida, então - ao longo do curso de crescimento, geralmente a cada 3 anos.

Deve-se ter em mente que as raízes da planta são bastante delicadas, podendo danificar-se facilmente. Portanto, eles movem a palmeira junto com o torrão de terra por meio de transbordo. Antes de retirar a palma do recipiente, deve ser bem regada. Se a árvore não pode ser puxada para fora do vaso, ela deve ser quebrada.

Importante: você não deve plantar uma palmeira imediatamente em um recipiente volumétrico. Nesses casos, ele pode parar de crescer.

Antes do plantio, o fundo do vaso é forrado com uma camada de drenagem: cascalho, pedras, tijolos lascados, argila expandida. A quantidade de drenagem depende diretamente do tamanho da planta. Quanto maior a palma da mão, maior deve ser a drenagem. Após o transplante, a árvore é abundantemente regada. Se chegou a hora de transplantar a árvore, e seu recipiente ainda contém as raízes, então, para enriquecimento, você pode substituir a camada superior do solo. Para fazer isso, remova cuidadosamente 3-5 cm de solo do vaso e adicione uma nova mistura de solo. Aconselha-se que essas manipulações sejam realizadas a cada seis meses.

Reprodução

Em casa, você pode cultivar uma tamareira exclusivamente de uma pedra. Certas variedades de palmeiras podem ser propagadas por estacas. Isso inclui, por exemplo, a data de Robelen. No entanto, este método é mais frequentemente usado por criadores. Na vida cotidiana, isso é impraticável.

As sementes são enterradas no solo por cerca de 1-1,5 cm, o musgo esfagno pode ser colocado no topo. Para a germinação, a palmeira deve ser colocada em um local aquecido com uma temperatura de 23-25 ​​graus. A superfície do solo deve ser mantida úmida. De cima, o vaso é coberto com uma película para criar um efeito estufa, enquanto todos os dias o abrigo deve ser retirado por uma hora e meia e o plantio deve ser arejado.

Os primeiros rebentos aparecem apenas após 4-6 meses, embora as sementes frescas brotem após 20-30 dias. As sementes armazenadas há muito tempo germinam por mais tempo. Após o surgimento dos primeiros brotos, o recipiente com a planta é colocado em uma área bem iluminada da casa e deixado lá para crescimento e desenvolvimento.

Durante os primeiros anos de crescimento, a tamareira não difere em grande decoratividade. A cada ano, um par de novas folhas alongadas aparece nele. Folhas complexas de cirros são formadas apenas aos 4-5 anos de idade, neste período, a poda não deve ser realizada.

A beleza da planta é totalmente revelada 5-7 anos após o plantio.

Doenças e pragas

Se a palma da sala ficou pálida, folhas complexas começaram a se deformar e cair, provavelmente, pragas de insetos se instalaram nela. Mais frequentemente do que outros, é atacado por ácaros, nematóides, vermes, bem como tripes e insetos escamadores. Várias técnicas são utilizadas para combater os parasitas: mecânicas, químicas e biológicas.

Um pequeno número de insetos pode ser coletado manualmente; o tratamento com uma solução concentrada de sabão, extrato de alho ou infusão de tabaco também dá um bom efeito. Após terminar o tratamento da planta, as folhas devem ser enxaguadas com água morna e secas em sala aquecida. Se uma tamareira for afetada por nematóides, a palmeira deve ser destruída junto com o solo e o vaso, pois a praga pode infectar flores próximas.

Com os devidos cuidados, a tamareira dificilmente sofre infecções. No entanto, pode desenvolver doenças fúngicas, como mancha marrom e podridão rosa. Os agentes fungicidas são usados ​​para curar plantas infectadas. O processamento é realizado no máximo 1 vez em 7 a 10 dias.

Possíveis problemas de crescimento

Com um teor insuficiente de nitrogênio no solo, as folhas da tamareira ficam amarelas, secas e logo a planta para de se desenvolver e crescer. A deficiência de potássio faz com que as folhas fiquem manchadas com uma cor marrom-bronze e, em seguida, enrolem e sequem. Se a palmeira carece de magnésio, então uma borda amarela é perceptível na lâmina da folha.

Um problema comum no cultivo de uma palmeira é o crescimento atrofiado. Isso geralmente acontece quando o solo é muito ácido, causando falta de manganês e ferro. Portanto, é extremamente importante manter o regime correto de temperatura e garantir a acidez do substrato dentro de uma faixa de pH inferior a 7 unidades.

Às vezes, as folhas da tamareira ressecam nas pontas, o que indica diretamente umidade muito baixa no ambiente. Para remediar a situação, você precisa instalar um umidificador ou colocar uma tigela com água ao lado de uma palmeira. Não tenha preguiça de pulverizar e lavar as folhas.

Se você não cuidar de um animal de estimação verde, a planta perderá seu exotismo. Lembre-se que a tamareira seca exclusivamente do dono descuidado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário