Reprodução de uma rosa trepadeira por meio de estacas no verão

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Cronometragem
  3. Preparação de material
  4. Como enraizar estacas?
  5. Características de pouso

As rosas trepadeiras são encontradas em muitos pátios e jardins. Eles transformam as parcelas com sua aparência, são ativamente usados ​​no projeto paisagístico. No entanto, nem todos os jardineiros sabem reproduzi-los corretamente. Um dos métodos mais famosos é o enxerto. Essa manipulação pode ser realizada da primavera ao outono. Mas, no verão, a propagação de rosas trepadeiras por meio de estacas não é fácil. As dificuldades estão associadas à rigidez e lignificação dos brotos. Por isso, a germinação demora muito mais.

As altas temperaturas do ar e a falta de umidade podem fazer com que as plantas plantadas sequem. A abordagem correta para a criação evitará esse problema. Não é adequado aumentar a "população" de rosas trepadeiras por sementes: este método não permite manter as características varietais. O corte em tais casos é mais preferível. Considere todos os prós e contras dessa opção, vamos descobrir as nuances.

Vantagens e desvantagens

A reprodução de uma rosa trepadeira por meio de estacas no verão tem muitas vantagens. As principais vantagens são:

  • na ausência de crescimento de raízes em plantas jovens;
  • em condições climáticas favoráveis, permitindo a propagação e o transplante de qualquer tipo de rosas;
  • na fácil disponibilidade de todo o material de plantio;
  • na longevidade de mudas obtidas a partir de estacas (comparadas às enxertadas).

A principal desvantagem das estacas de verão está associada ao fato de que as plantas jovens não têm a oportunidade de enraizar completamente, no inverno elas precisam de proteção confiável contra o frio.

As variedades amarelas de rosas trepadeiras são mais exigentes nas condições de crescimento, demoram muito mais para enraizar. Para tais plantas, recomenda-se a utilização da técnica de enxertia.

Cronometragem

É necessário propagar as rosas corretamente, só assim é possível garantir um resultado positivo. Normalmente, os cortes são realizados durante o período de floração, mas muito depende da variedade. A rosa trepadeira é melhor propagada em julho. A essa altura, os brotos atingiram a espessura ideal, mas ainda não lignificaram. Atenção especial deve ser dada às condições meteorológicas. Se a seca persistente for esperada após o plantio, as plantas podem morrer devido à falta de umidade. Nessas situações, recomenda-se transferir o transplante para um momento posterior ou preparar a irrigação constante das mudas.

Levando em consideração a região

O corte das rosas deve ser realizado levando-se em consideração as características climáticas de uma determinada região. Nas latitudes ao norte, onde os verões são frios e curtos, é melhor fazer isso em junho ou julho. Os arbustos jovens precisam ganhar força antes do início da geada, enraizar completamente. Nas latitudes meridionais, os cortes podem ser realizados na primeira quinzena de agosto. Diferentes variedades são preferidas em diferentes entidades regionais.

Por exemplo, na Sibéria, variedades de melhoramento são plantadas, as quais são caracterizadas por uma maior resistência à geada. Uma das variedades mais populares é Rosarium Uetersen. Rosas de Westerland também são ótimas para latitudes do norte. Outra variedade resistente à geada é a New Dawn. Para a zona intermediária da Federação Russa, as rosas são ótimas, caracterizadas pela resistência a fortes rajadas de vento e temperaturas extremas, calmamente relacionadas às características do solo. As variedades Baltimore Belle e Bobby James atendem totalmente a esses requisitos. Golden Wings e Dortmund não temem as mudanças climáticas.

Dias auspiciosos

A reprodução de rosas trepadeiras por meio de estacas deve ser realizada em certos dias, de acordo com o calendário lunar. As datas mudam todos os anos. É necessário estudar cuidadosamente o calendário e escolher os números apropriados. Uma atenção particular está voltada para a fase lunar. É indesejável podar mudas durante a lua nova. As rosas são transplantadas exclusivamente antes da fase de lua nova ou imediatamente após seu término.

Jardineiros experientes tentam replantar rosas durante a lua crescente.

Preparação de material

Antes de enxertar rosas, você precisa prepará-las. As colheitas trepadeiras são propagadas por estacas verdes ou já duras. A primeira é geralmente colhida no verão, e a segunda - durante a poda no outono ou verão, a fim de plantar no próximo ano. Ao escolher um broto para estacas, a atenção está voltada para sua espessura e o número de botões. Para isso, convém utilizar estacas, com espessura de 5 a 8 mm, com 3 a 5 gemas.

O corte é feito em ângulo de 45 graus, a aproximadamente 1 cm do rim inferior. Já para o corte superior, sua localização deve ser um pouco mais alta, devendo-se observar uma distância de 2-3 cm da gema superior.O próximo passo é retirar o excesso de folhagem na parte inferior, deixando 2 a 4 folhas jovens mais próximas da folhagem. principal. É importante que o comprimento da muda não seja superior a 12-15 cm. Por analogia, os brotos são selecionados para formar saídas de ar. Um saco em miniatura de solo é preso a um galho adequado na área desejada e novas raízes são germinadas nele.

Como enraizar estacas?

O enraizamento de estacas requer a abordagem certa. Existe um método simples que deve ser levado em consideração por todos os jardineiros que amam trepar em rosas. Se feito corretamente, as plantas criarão raízes rapidamente. Os pecíolos preparados devem ser colocados em uma solução que estimule o crescimento dos rizomas. Por exemplo, em "Kornevin". Devem ser mantidos em solução por um dia, após o qual devem ser plantados no solo, aprofundando-se em cerca de 5 cm, sendo importante manter um ligeiro declive. Para cobrir os brotos, usam-se tampas de plástico ou vidro. As plantas requerem irrigação diária, ventilação, umidificação com um borrifador. A necessidade de abrigo persiste até o surgimento dos primeiros botões nos brotos. O enraizamento leva de 4 a 6 semanas. O sucesso pode ser avaliado pela formação de folhas novas nos brotos.

Há residentes de verão que praticam a germinação de rizomas na água ou na batata. Neste caso, o líquido deve ser trocado a cada dois dias, mantendo uma temperatura de + 23-24 graus. É importante fornecer luz difusa. Algumas mudas de broto em batatas. Por ser enriquecido com amido e outros nutrientes, quase sempre se consegue um resultado positivo. Prefira batatas de tamanho médio e evite tubérculos podres.

Características de pouso

As estacas de rosa não devem apenas germinar, mas também plantar corretamente. Seu cultivo ocorre em vários estágios.

  • Escolher um local sombreado para que os talos não fiquem expostos ao sol forte. Rosas jovens são plantadas sob árvores para evitar a luz solar direta.
  • Formação de canteiros para plantio com enchimento de turfa e húmus. A espessura do travesseiro deve ser de cerca de 8-10 cm.
  • Deitado em cima de uma mistura de turfa e areia em proporções iguais.
  • Colocar estacas prontas em solo pré-preparado com uma profundidade máxima de 2 cm. Se as plantas forem aprofundadas, isso irá retardar significativamente o processo de enraizamento.
  • Cobrindo mudas com bancos, irrigação regular.
  • Abrigo de roseiras jovens para o período de frio. Eles são transplantados para um local permanente na primavera do próximo ano.

As roseiras adultas são fertilizadas com esterco, esses curativos são contra-indicados para estacas: podem levar à decomposição das mudas.

Tente propagar rosas trepadeiras por meio de estacas - este é um dos métodos mais populares, o que não é particularmente difícil.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário