Tapeçaria para actinídia

Contente
  1. A necessidade de apoio
  2. Variedades
  3. Como amarrar corretamente?

As plantas exóticas são agora muito apreciadas pelos jardineiros russos. Actinidia tem agradado os olhos de muitos residentes de verão na Rússia com sua beleza e frutas por vários anos. Mas a actinídia é uma planta trepadeira e alta, portanto requer suporte para si mesma.

A necessidade de apoio

Para o desenvolvimento correto e completo da actinídia, é necessária uma treliça. Isso porque, agarrada ao suporte, a planta cresce mais rápido. Além disso, durante o amadurecimento dos frutos sem suporte, a planta simplesmente não aguenta a severidade e quebra. Se no campo, no jardim, no jardim os ventos costumam passear, esse também é um motivo para instalar uma treliça para exóticos.

Se um cipó é fixado em um suporte, então já é considerado um elemento de design, disfarce e decoração de estruturas arquitetônicas feias ou recantos abandonados do jardim.

Mesmo as mudas jovens precisam de apoio para que os actinídios termofílicos tenham algo em que confiar.

A videira formada apresenta três tipos de rebentos.

  1. Os rebentos de crescimento constituem a base da planta. Eles crescem a partir de brotos dormentes após 2 anos. De comprimento, podem crescer até 3 metros com o topo imaturo, que morre com o frio. Esses brotos não são adequados para enraizamento e transplante.

  2. Rebentos mistos que podem atingir um metro de altura. Os ramos mistos são um excelente suporte para a vinha, é sobre eles que os frutos amadurecem, podem enraizar-se.

  3. A fruta brota em ramos anuais. Mas são ramos bastante frágeis: não servem para enraizamento e os frutos amadurecem perfeitamente neles.

Após a poda, cada broto é fixado em um suporte, assim a videira crescerá mais rápido.

Variedades

Actinidia não é apenas considerada uma planta útil com muitas vitaminas e minerais, também é uma excelente planta ornamental em projetos de jardins. É por isso que muitos jardineiros cultivam em seus jardins.

Os ramos da planta, principalmente em tenra idade, são muitas vezes entrelaçados, difíceis de processar, respectivamente, o rendimento cai.

Você pode formar uma videira em vários tipos de suportes.

Para isso, escadas verticais forjadas, escudos de treliça, redes de metal de malha grossa, escoras simples e suportes de parede, treliça figurada, cerca de piquete e várias armações de arame são perfeitos. Podem ser designs adquiridos ou molduras do tipo "faça você mesmo".

Aqui estão alguns exemplos de estruturas feitas à mão:

  • feito de estacas, feito como uma cabana;

  • da rede do elo da corrente com a obtenção da forma desejada;

  • armações de metal que são soldadas de acordo com seu próprio projeto;

  • todos os tipos de dispositivos de plástico;

  • uma moldura feita de uma malha de metal na forma de uma certa estatueta de um animal ou personagem de conto de fadas;

  • Suportes para buchas em madeira ou tubos de plástico, blocos de metal ou madeira;

  • arcos de metal e madeira, que podem zonear o espaço;

  • uma treliça feita de madeira fina.

Normalmente, os exóticos são colocados perto de cercas, ao longo de dependências ou paredes de uma casa. É relevante o uso de actinídia ao quebrar sebes verdes e galpões, ao criar gazebos. Às vezes, pérgulas, treliças são conectadas a pátios, terraços, varandas e gazebos.

Mas é preciso tomar tal ideia com extrema cautela, principalmente nas regiões do norte, pois no inverno a videira precisará ser retirada do suporte e, no caso dos actinídios, isso é problemático.

No jardim, os suportes não permitem que a planta cresça com muita exuberância. Com uma treliça de 3 metros de altura, é conveniente colher frutos maduros.

Como amarrar corretamente?

A usina vive em média até 60 anos, por isso é necessário construir estruturas fortes para ela, o que seria o suficiente por muito tempo. Para fazer isso, puxe várias fileiras de arame forte (galvanizado é adequado) entre os postes de metal. A primeira linha pode ser elevada em 50 centímetros e todas as subseqüentes em 100 centímetros.

Durante o período de crescimento, os brotos formados são fixados em um lado da treliça. Normalmente, esses tipos de suportes são aceitáveis ​​para regiões na faixa do meio ao formar uma planta em terreno aberto. Assim, os ramos são iluminados pelo sol por igual e os cuidados com a planta e o solo são extremamente simples.

Em regiões com climas gelados, são instalados suportes, que posteriormente serão convenientemente colocados no solo. Eles são feitos de canos e cantos de metal que são inseridos em grandes canos cavados no solo.

Eles são fixados com parafusos nos orifícios preparados. E no outono, esse suporte é dobrado cuidadosamente no chão.

Muitas pessoas usam um suporte em forma de T, onde duas fileiras de arame de metal são esticadas na barra horizontal nas laterais. Nesse caso, forma-se uma planta em forma de tenda, cuja forma peculiar cobre o caprichoso sistema radicular. Eles também usam treliças em forma de L e U para variedades de baixo crescimento e principalmente em áreas com clima quente.

Às vezes, jardineiros experientes, no primeiro ano de crescimento de plantas exóticas, fixam-na apenas com estacas fortes e, um ano depois, começam a construir vários tipos de estruturas de suporte. Ao mesmo tempo, os arbustos de lianas começam a se amarrar no segundo ano de acordo com esse esquema. Duas vinhas são fixadas ao primeiro fio em diferentes direções em uma posição horizontal. É com eles que começam os ombros da planta. Este trabalho é melhor realizado na primavera.

Assim que o fluxo de seiva termina, as partes fracas do rebento que se formaram abaixo do ombro na base são eliminadas. Por 2-3 anos, as duas videiras principais podem novamente dar brotos de frutificação, elas devem ser fixadas verticalmente ao arame. No futuro, com jarreteira e poda, as vinhas principais são levadas para a base. Se forem enviados para a periferia, a frutificação das videiras diminuirá instantaneamente. Recomenda-se distribuir uniformemente toda a vegetação na treliça para uma iluminação melhor e uniforme.

Para uma liga, o barbante é o mais usado. Todos os brotos são fixados com um oito. Quando a videira crescer, os brotos vão emaranhar-se em toda a estrutura de metal, e o barbante sob a influência do sol vai enfraquecer seu efeito, não vai interferir no engrossamento e crescimento dos caules.

Muitos jardineiros sabem que uma planta, com os devidos cuidados, consegue lignificar e emaranhar todo o suporte durante a temporada.

Portanto, não é necessário direcionar os arbustos do suporte para a latada, pérgula ou mirante, caso contrário a remoção será dolorosa. A melhor opção seria a amarração anual de uma treliça de até 3 metros de altura com cordas fortes na barra horizontal. No outono, as cordas podem ser cortadas e os brotos baixados até o solo. Isso é necessário para o abrigo da fábrica nas regiões frias da Rússia.

Actinidia é uma videira exótica útil. Qualquer florista pode cultivá-la em seu terreno pessoal. Basta selecionar corretamente o suporte para a planta.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário