Segredos do design paisagístico

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Zoneamento
  3. Estilos de design
  4. Plantas
  5. Código de prática
  6. Belos exemplos

A principal vantagem de uma casa de campo é a possibilidade de equipar a área ajardinada de sua livre e espontânea vontade. Mesmo em um jardim de uma pequena área, você pode criar um verdadeiro paraíso. O paisagismo pretende transformar o território e criar um luxuoso jardim no local.

Peculiaridades

Qualquer projeto começa com o fato de os designers inspecionarem o local, coletando todos os dados sobre ele. Graças a esta abordagem, você pode criar uma paisagem única. Em seguida, um plano é criado, é mostrado ao cliente para revisão, ele o confirma ou fala sobre melhorias.

Projeto paisagístico significa destacar todos os detalhes, mesmo os menores.

Todos os objetos de design podem ser divididos em vários tipos:

  • ambiente natural - inclui o relevo alterado por mãos humanas;
  • disciplinas de educação natural e artificial;
  • vegetação e arquitetura, além de fontes, piscinas, escadas.

O desenho paisagístico do território implica também no seu paisagismo com a utilização de todo o tipo de composições com plantas, pedras, lagoas. No local pode colocar uma piscina, uma zona de refeições, mas não se esqueça do jardim.

Um projeto paisagístico implica necessariamente o uso de um plano diretor. Este é um desenho com o qual você pode estudar o espaço disponível na propriedade da família e organizar o terreno em qualquer projeto. O plano indica todos os dados sobre as características do relevo do jardim, sobre as áreas onde estarão localizadas as árvores e vários arbustos.

O design inclui as seguintes etapas:

  • O designer chega ao local para avaliar a área. Os limites do pátio são clarificados e enquadrados na planta, a localização das plantações e as comunicações são determinadas, o tipo de solo é analisado.
  • São criadas imagens em que os tipos de paisagismo são indicados, a arquitetura é selecionada.
  • Um plano mestre é criado.
  • A vegetação é selecionada.
  • Os desenhos do projeto são criados.

A base da paisagem é a vegetação, é ela quem conecta os objetos arquitetônicos à natureza. Hoje existem muitas maneiras de se ajardinar um local com o plantio de árvores, arbustos de vários tamanhos, composições de flores e plantas. Se houver muito espaço no território, você pode criar um jardim de inverno ou organizar um gramado.

O paisagismo não está completo sem sistemas de engenharia.

Parques e jardins serão lindos e exuberantes apenas com sistemas de drenagem e irrigação:

  • rega automática;
  • sistema de drenagem e linha;
  • iluminação de jardim.

O principal é projetar sistemas de engenharia no mesmo estilo da arquitetura e da vegetação.

Zoneamento

O zoneamento do território implica a divisão do pátio em zonas que desempenham diferentes funções.

As principais áreas incluem:

  • porta da frente;
  • lazer;
  • jardinagem;
  • econômico;
  • crianças.

Se você não tiver a oportunidade de entrar em contato com especialistas, pode zonear o site com suas próprias mãos, não é tão difícil fazer isso. Você pode remover algumas zonas, tudo depende de seus desejos. Independentemente do tamanho e das condições do jardim, deve haver uma zona de frente, que ocupe aproximadamente 6% de todo o território. A principal função desta zona é a entrada do carro e a entrada na propriedade.

Nesta fase, você deve concluir o trabalho de design:

  • áreas para veículos;
  • caminho conveniente para a casa.

Durante o planejamento, o relevo do local deve ser levado em consideração, isso ajudará a evitar a estagnação da água após a chuva, é necessário primeiro criar locais para coletores e ralos. O caminho para a casa deve ser longo o suficiente para acomodar pelo menos três pessoas. É melhor escolher uma cobertura de azulejos para o caminho. Instale detalhes decorativos ao longo da cerca. A iluminação deve receber atenção máxima, não deve irritar os olhos, mas ao mesmo tempo deve iluminar bem a área.

Se você pretende abrir a área para veículos, não deve plantar árvores frutíferas nas proximidades. A área frontal é ótima para um jardim de flores ou qualquer arranjo original.

A área de lazer foi pensada de acordo com os gostos e desejos de cada um. Aqui eles organizam um terraço, um mirante, uma churrasqueira. Normalmente, essa área ocupa cerca de 15% de todo o pátio. Mesmo em um local pequeno, você pode instalar todos os elementos necessários - uma mesa, um mirante, uma churrasqueira e muito mais.

Ao refletir sobre o conceito de área de lazer, preste atenção às seguintes regras:

  • esta área deverá ser conectada à casa, o que proporcionará comodidade. Todos os membros da família e amigos geralmente se reúnem à mesa para um jantar delicioso, então o acesso à casa será apropriado;
  • a área de lazer deve ficar localizada atrás da casa, longe da porta da frente, isso proporcionará um ambiente tranquilo e aconchegante, você poderá se esconder do barulho e agitação;
  • encontre um lugar com a vista mais bonita.

A maior parte do quintal, cerca de 75%, e também os mais ensolarados são atribuídos à zona ajardinada. As plantas com flores se tornarão a base para a decoração do jardim. Recomenda-se equipar esta área longe da área de lazer.

No jardim, faça caminhos com uma superfície dura, não só parece atraente, mas também conveniente de usar.

A principal atenção é dada à área de utilidades, onde pode colocar um celeiro, um balneário, uma garagem, uma estufa. Deve ser colocado perto do jardim. Nesse caso, mais atenção deve ser dada à praticidade e conveniência, ao invés da aparência. Você pode cercar a área de serviço com treliças, rosas ou uvas.

Se houver uma área de recreação nos desenhos, observe que deve corresponder à idade da criança, seja confortável para ela.

Há duas coisas a se ter em mente ao criar esboços:

  • é desejável que o local possa ser visto da janela da casa;
  • Escolha uma superfície macia, por exemplo, areia ou uma opção de gramado.

A área de jogo deve ser a personificação das emoções positivas, então use cores brilhantes. O que colocar no parquinho, cada pai decide por si mesmo, balanço, escorregador, caixa de areia e bancos serão suficientes. O local para esta zona deve ser escolhido ensolarado, mas ao mesmo tempo, para que haja um local onde você possa se esconder na sombra. Refletindo sobre o plano de zoneamento do local, tenha em mente que ele não será útil no futuro, portanto, é necessário prever suas alterações no futuro. Por exemplo, uma piscina pode ser instalada naquele local.

Estilos de design

Hoje, os paisagistas não se limitam a usar ideias antigas, mas cada vez usam mais e mais ideias novas. Cada estilo implica o uso de certas tradições de design.

Existem esses tipos de jardins:

  • Jardins regulares - apareceu há mais de 400 anos na França. Este estilo é caracterizado por formas rígidas e simetria. A área frontal é decorada com um grande número de canteiros de flores, e a topiaria também é usada para decoração. Para jardins regulares, são utilizadas sempre-vivas, que farão as delícias dos proprietários e hóspedes mesmo no inverno.
  • Estilo paisagem - o mais próximo possível da natureza, muito natural. Composições originais farão de você um só com a natureza. O custo de tal jardim é bastante acessível, a quantidade de terraplenagem também é pequena. No local deve haver um salgueiro decorativo, buxo, thuja.
  • estilo italiano - neste estilo, um zoneamento claro é necessariamente fornecido, o jardim deve ser uma continuação da casa. São utilizadas sebes verdes, abundam as formas geométricas. Outra característica distintiva do jardim italiano é o pátio e as esculturas.
  • estilo chinês - lugares de descanso, decorados neste estilo, fascinam pela sua magnificência, luxo e esplendor. Deve haver gazebos ou toldos na planta. O local é decorado com baixos-relevos de bambu, bronze e pedra.
  • estilo japonês - uma característica é diminutividade e simbolismo. Esses jardins devem criar conforto e aconchego para o proprietário, escondendo-o da agitação da cidade. A base desse estilo são pedras e água, e as decorações são jardins ornamentais ou um escorregador alpino. Lanternas de estilo japonês e bonsai são usados ​​em conjunto com componentes de jardim padrão.
  • Moderno - esse estilo surgiu no século XX. Sua característica é a combinação perfeita de funcionalidade com utilidade. Ele usa linhas claras, formas geométricas e elementos artísticos de forja.
  • País - também é chamado de estilo rural, que revela todo o encanto da vida de aldeia. Em tal jardim, canteiros de flores brilhantes, arbustos exuberantes, arcos e toldos são apropriados. Para um jardim de estilo campestre, um gramado mourisco e uma horta ornamental são criados.
  • Jardins holandeses são decorados com vegetação perene. Este estilo é muito semelhante ao estilo country, mas apenas as ervas daninhas precisam ser removidas e as ervas crescidas devem ser aparadas.
  • Jardins muçulmanos - uma excelente escolha para quem prefere um estilo de vida tranquilo. Este estilo implica a unificação do homem com a natureza. A atmosfera em tal jardim deve ser confortável e pacífica. Cada etapa da criação de um jardim deve ser cuidadosamente pensada, no centro deve haver pequenos reservatórios.
  • Estilo mourisco ostenta pátios internos feitos em forma de quartos. Eles são separados por arcos e pérgulas e são cobertos por vegetação. As plantas são organizadas em uma ordem gratuita e não precisam ser aparadas regularmente.

Ao projetar sistemas de recuperação, as especificidades dos complexos paisagísticos são analisadas e levadas em consideração. Ao criar qualquer estilo, nenhum detalhe deve ser deixado de fora. Cada estilo tem seu próprio sabor que o torna popular.

Plantas

Para que o jardim seja verdadeiramente original e interessante, deve-se prestar muita atenção às plantas. De toda a variedade de plantas existentes, é bastante difícil escolher exatamente aquelas que realmente irão decorar o local. Árvores, flores do solo e arbustos podem tornar um jardim atraente, mas devem criar uma única composição.

As coníferas são muito populares porque não precisam de cuidados especiais. Árvores de Natal em miniatura e pinheiros, ciprestes toleram bem as mudanças climáticas e irão deliciar os anfitriões e convidados durante todo o ano. A paisagem de coníferas pode assumir muitas formas. Além da beleza, removem toda a poluição do ar e o preenchem com resinas, o que tem efeito positivo na saúde humana.

Arbustos adicionam harmonia à paisagem. Rosas, lilases, jasmim - muitas vezes são usados ​​para sebes ou beiradas. Com a ajuda de arbustos, você pode criar composições originais, ou pode colocá-los separadamente, por exemplo, diluindo um gramado ou gramado monótono. Além disso, os arbustos acentuam perfeitamente os objetos arquitetônicos.

As plantas Ampel são a melhor escolha para a decoração vertical de vários componentes de jardim. Plantas trepadeiras, como uvas, são freqüentemente usadas para decorar as paredes. Se você deseja dar ao jardim romance e ternura, preste atenção às petúnias, gerânios, begônias.

E para criar todos os tipos de formas composicionais, são utilizadas plantas com flores decorativas. Por exemplo, o foco de qualquer jardim será, sem dúvida, um canteiro de flores pontilhado de plantas monocromáticas.Você pode fazer um arranjo complexo de cores diferentes.

A escolha das plantas para a paisagem depende da zona a que se destinam. Por exemplo, de acordo com a ergonomia, um mixborder é frequentemente usado na área frontal - uma composição em que plantas de vários tamanhos e tonalidades são combinadas. No jardim, você pode usar uma variedade de plantas herbáceas, que serão um excelente pano de fundo para a composição geral. Em busca da vegetação ideal para o seu jardim, você precisa considerar não apenas as espécies, mas também os requisitos para sua vida - o solo, a freqüência de rega, a tolerância à influência do sol.

Código de prática

A criação de uma paisagem é impossível sem a observação da documentação pertinente para a beneficiação e paisagismo do terreno adjacente à casa. O especialista que está envolvido na criação do projeto do seu jardim deve necessariamente levar em consideração todos os requisitos do SNiP, caso contrário, você terá que fazer alterações na paisagem existente.

Uma nota explicativa é parte integrante de qualquer projeto paisagístico. Isso não é uma mera formalidade, é uma fonte de dados importantes do terreno. A nota contém uma breve descrição da ideia principal, bem como informações como o tipo de solo, vegetação e edificações que já existem no território, suas desvantagens e vantagens, as melhores áreas.

Além disso, a nota explicativa indica as necessidades e desejos do cliente, os interesses de todos os que moram na casa. Tendo em conta todos os princípios da paisagem, as suas características e os desejos do cliente, o especialista deve criar composições originais e criar um jardim luxuoso.

Belos exemplos

Depois de uma cidade poeirenta e barulhenta, você realmente quer relaxar em um jardim tranquilo e aconchegante, que está localizado no território de sua casa. Para arranjar uma bela área verde, você precisará trabalhar muito, mas é melhor recorrer a especialistas que irão criar um verdadeiro pedaço do paraíso.

Antes de criar um plano de esboço, você precisa estudar cuidadosamente a área, descobrir que tipo de solo existe aqui e para onde fluem as águas subterrâneas. Também é necessário saber o nível dos terrenos acidentados no local, descobrir se existem declives.

A organização de uma área suburbana deve ser realizada levando em consideração os desejos de todos os membros da família. Grande atenção é dada à área de lazer, pois aqui você costuma se reunir com amigos ou família para um delicioso jantar. O elemento principal desta área é uma churrasqueira e churrasqueira. Para alguns, bastará instalar um braseiro e arranjar várias poltronas confortáveis, enquanto outros precisam de um dossel potente próximo ao fogão de rua, poltronas e sofás.

Durante a reforma das áreas do quintal, muitos preferem criar uma sala de jantar ao ar livre. Para isso, é necessário comprar mesas e cadeiras resistentes, mas lembre-se de que devem ser leves e compactas o suficiente, pois no inverno todos os móveis são retirados para dentro de casa ou sob um galpão. Recomenda-se colocar a mesa e as cadeiras sobre uma superfície ladrilhada, isso irá garantir a estabilidade do móvel.

Use qualquer forma de água para trazer harmonia e tranquilidade às áreas residenciais. Muitas pessoas preferem reservatórios artificiais que parecem incríveis. Também convém utilizar a piscina, onde num dia de sol quente pode nadar e refrescar-se ou divertir-se com os amigos. E para que o sol não atrapalhe a sua refeição, recomenda-se escolher mesas com furo para guarda-chuva.

O pátio de uma casa de campo é uma grande oportunidade para realizar todos os seus sonhos, para criar um local ideal para relaxar. Você pode ver as fotos para versões prontas dos jardins, mas ao entrar em contato com especialistas para obter ajuda, você terá a oportunidade de criar seu próprio projeto paisagístico exclusivo. Você pode criar seu próprio canto por conta própria; fazer isso não é tão difícil quanto parece à primeira vista. O principal é que tudo se parece com um todo único e que todos os componentes se complementam.

Para obter dicas de um paisagista profissional sobre o planejamento do local, consulte o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário