Cuidado de rosa de verão

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Rega
  3. Top curativo
  4. Afrouxamento, remoção de ervas daninhas e cobertura morta
  5. Poda
  6. Doenças e pragas

Rosas em miniatura ou arbustos exuberantes são uma verdadeira decoração para qualquer jardim, com a ajuda deles você pode tornar canteiros de flores, arcos ou gazebos mais atraentes. Um lindo e perfumado jardim de rosas é o sonho da maioria dos jardineiros. Mas tal resultado só pode ser alcançado com cuidados cuidadosos com as plantas, que são reconhecidas como as rainhas das flores.

Peculiaridades

O exuberante desabrochar da rosa e sua aparência atraente são o resultado de um cuidado competente e oportuno. Para obter arbustos bonitos, você precisa cuidar da rega regular, alimentação, poda e outros procedimentos igualmente importantes. Vale a pena considerar mais detalhadamente como cuidar da planta, bem como estudar as recomendações de jardineiros experientes que ajudarão os arbustos a florescer abundantemente.

Rega

Cuidar de uma rosa de rua ou de uma casa é, antes de mais nada, regar na hora certa e regular. Vale a pena considerar uma série de recomendações e recursos que ajudarão a alcançar uma rápida sobrevivência das plantas e um desenvolvimento adequado.

  • A umidade deve ser aplicada de manhã ou à noite. Durante o dia ou no calor, é melhor recusar a rega para não queimar os arbustos.
  • A rega da cobertura do solo e outros tipos de rosas no campo ou no jardim deve ser água morna e previamente sedimentada. A temperatura média do líquido não deve ser inferior a 20 ou superior a 22 graus Celsius. A água fria pode estressar as rosas e impedi-las de florescer.
  • Recomenda-se adicionar água ao solo pela raiz. Não vale a pena tocar na base e nas folhas da planta, para não queimá-las posteriormente com os fortes raios de sol. O mesmo se aplica à umidade que atinge as flores.
  • Em média, as rosas devem ser regadas a cada 4-7 dias, dadas as condições climáticas. Em climas mais quentes e secos, vale a pena aumentar a irrigação e, durante a estação chuvosa, você pode se recusar a adicionar mais umidade ao solo.
  • A taxa média de irrigação é de um balde por arbusto. Porém, no caso de arbustos grandes, recomenda-se aumentar o volume para 15-20 litros - são 2 baldes.
  • É importante garantir que o solo esteja bem umedecido. A água deve penetrar a uma profundidade de 30 cm.
  • A irrigação por gotejamento é ideal para rosas, pois as plantas absorvem a umidade mais completamente. Portanto, os jardineiros são aconselhados a cuidar da compra ou da criação de um dispositivo especial com suas próprias mãos.
  • Os arbustos jovens requerem mais atenção do que as rosas adultas.

A rega muito frequente deve ser rejeitada. Se o solo fica muito úmido o tempo todo, há uma grande probabilidade de desenvolvimento de fungos e outras doenças.

Top curativo

As rosas precisam de nutrientes adicionais que fortalecem o sistema imunológico da planta e aumentam a atratividade e o esplendor dos botões. Além disso, a fertilização regular aumentará o tempo de floração.

Os jardineiros usam as seguintes opções como curativo principal.

  • Fósforo e potássio. Ajuda a rosa a formar botões exuberantes e prolonga a floração.
  • Magnésio, boro e manganês. Impede o desenvolvimento de várias doenças.
  • Soluções de superfosfato e sulfato de potássio. Com a ajuda deles, o sistema radicular é alimentado.
  • Soluções de superfosfato e monofosfato de potássio. Eles ajudam a rosa a sobreviver às geadas e a melhorar a floração do arbusto na próxima temporada. A cobertura é aplicada principalmente após o desbotamento das rosas.

Além disso, os jardineiros são aconselhados a cuidar da alimentação foliar da planta pulverizando os arbustos com preparações especiais.Uma excelente solução seria "Bud" - um meio para estimular a cultura de brotamento e floração. Antes de usar estimulantes de crescimento, você deve estudar cuidadosamente as instruções. Muitos jardineiros usam ureia como cobertura.

Finalmente, você não deve desistir de alimentar os arbustos com fertilizantes prontos. Jardineiros costumam comprar Zircon, Buton Plus e Pocon. Produtos eficazes ajudam a melhorar a condição da rainha das flores.

Dicas de fertilizantes:

  • independente do tipo de cobertura, antes de aplicá-la deve-se regar abundantemente o solo para não queimar o sistema radicular;
  • vale acrescentar nutrientes, mantendo uma distância de 10 cm do caule;
  • recomenda-se pulverizar os arbustos à noite ou em tempo nublado para evitar queimaduras solares na planta;
  • fertilizantes de raiz são melhor aplicados pela manhã ou tarde da noite;
  • em média, o intervalo entre os curativos deve ser de 10 a 14 dias.

Não fertilize as plantas com muita frequência, caso contrário, há uma grande probabilidade de um efeito negativo dos fertilizantes que pode causar a morte dos arbustos.

Afrouxamento, remoção de ervas daninhas e cobertura morta

Além de regar e fertilizar, você deve cuidar do canteiro do jardim onde crescem as rosas. Um dos procedimentos obrigatórios é o afrouxamento, com o qual será possível cultivar arbustos viçosos e saudáveis. O afrouxamento tem um efeito positivo nas rosas:

  • melhora a aeração do solo;
  • impede o desenvolvimento de uma crosta terrestre;
  • acelera o fluxo de nutrientes para as raízes da planta.

No entanto, você pode iniciar o procedimento apenas se a superfície não tiver sido coberta com cobertura morta antes. Em média, o solo é solto até 5 cm de profundidade para não prejudicar o sistema radicular. O afrouxamento costuma ser acompanhado de remoção de ervas daninhas, o que impede a propagação de doenças e pragas. Além disso, a remoção oportuna de ervas daninhas garante o fornecimento de nutrientes na quantidade necessária.

A cobertura morta é outro procedimento importante, que é o cuidado com as flores e os vegetais e até mesmo com as frutas. Com a sua ajuda, será possível abrandar a evaporação da humidade, o que elimina a necessidade de regas frequentes das plantas. Além disso, a cobertura morta pode proteger os arbustos do superaquecimento em caso de seca ou clima muito quente. As camas devem ser cobertas com cobertura morta imediatamente após o plantio dos arbustos ou na primavera. A cobertura morta geralmente é colhida no outono, trocando-a por uma nova, a fim de evitar o desenvolvimento de larvas de várias pragas. Aparas de madeira, serragem e palha são freqüentemente usadas como cobertura morta.

Poda

As rosas são podadas principalmente no outono e na primavera, mas em julho e agosto, na região de Moscou, os jardineiros também recomendam esse procedimento. Primeiro, a poda de verão é feita para fins sanitários. As rosas devem ser inspecionadas periodicamente para verificar se há hastes secas, danificadas ou quebradas. Recomenda-se também a poda dos ramos que começaram a crescer no interior do mato para evitar a diminuição da imunidade da rosa e o desenvolvimento de várias doenças. Além disso, em junho, é aconselhável cortar as inflorescências que já murcharam. Caso contrário, a rosa começará a formar a vagem da semente e os botões ficarão mais desbotados e menores. Em média, essas formações devem ser removidas uma vez por semana das rosas do parque. Então será possível conseguir flores exuberantes e lindas.

Curiosamente, a poda de verão tem suas próprias nuances, dependendo do tipo de rosa.

  • Escalando. Nessas plantas, recomenda-se remover todo o pincel de uma vez até a primeira folha, se houver flores nos brotos do segundo ano. A poda deve ser realizada na primeira metade do verão para desenvolver a ramificação do arbusto.
  • Chá híbrido. No primeiro mês de verão, o caule principal deve ser podado, deixando apenas 2-3 folhas acima do solo. Então o arbusto começará a desenvolver novos brotos. Além disso, os jardineiros são aconselhados a remover os galhos secos durante o verão.
  • Arbustos, floribundas e outros tipos de rosas que florescem com borlas. No meio do verão, todo o pincel deve ser cortado, deixando 3 folhas no fundo.

Independentemente do tipo, antes da poda, a ferramenta deve ser bem desinfetada para não causar o desenvolvimento de doenças na planta, que prolongarão a vida dos arbustos.

Doenças e pragas

A rosa, como qualquer outra flor cultivada na rua, é suscetível a doenças com cuidados inadequados e outras condições desfavoráveis. Se as folhas secam e ondulam, ficam manchadas ou caem, a rosa deve ser tratada imediatamente. Doenças comuns das plantas:

  • oídio;
  • clorose;
  • ferrugem;
  • mancha negra.

Para prevenir o desenvolvimento de qualquer uma das enfermidades listadas, vale a pena tomar medidas preventivas. Para fazer isso, os jardineiros são aconselhados a tratar os arbustos com fungicidas como "Baktofito", "Ridomil Gold", "Profit Gold" e outros meios especiais que podem ser comprados em qualquer loja de jardinagem. O uso de tais formulações deve ser abordado com responsabilidade, tendo-se previamente estudado as instruções.

Se a rosa já estiver afetada, é necessário examinar cuidadosamente o arbusto e remover imediatamente as áreas infectadas. Além disso, recomenda-se que os elementos afetados sejam queimados para evitar a propagação da doença a outras culturas.

Após a poda, vale a pena borrifar os arbustos com fungicidas. Após 2 semanas, é necessário reprocessar.

Quanto às pragas, convidados frequentes e indesejados de rosas são:

  • pulgão;
  • Lagarta;
  • baba de um centavo;
  • sawfly;
  • cigarra.

Você também pode proteger uma planta de tal flagelo com um tratamento preventivo. Na maioria das vezes, os jardineiros usam remédios populares, usando pó de pó de tabaco e cinzas de madeira, obtidos pela mistura de componentes em quantidades iguais. Esse processamento deve ser realizado a cada 10 dias.

No caso de ataques ativos de pragas, o tratamento com medicamentos como Fitoverm ou Aktofit pode ser realizado. Na ausência de tratamentos preventivos, é grande a probabilidade de danos à planta por várias doenças que os insetos podem trazer. Então, levará mais tempo para corrigir o problema.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário