Como plantar uma rosa corretamente?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Seleção e preparação de uma muda
  3. Seleção de lugar
  4. Como preparar o solo?
  5. Tecnologia de pouso

Qualquer residente de verão pode cultivar lindas rosas em um terreno ou jardim. Todo o processo começa com o plantio. Não é particularmente difícil, mas alguns pontos devem ser levados em consideração.

Cronometragem

As rosas podem ser plantadas em momentos diferentes. Mas ainda é melhor fazer isso na primavera. As flores plantadas na primavera se adaptam muito melhor, desenvolvem seu sistema radicular mais rápido. É esse tipo de plantio que favorece regiões de clima frio. Na primavera, diferentes tipos de rosas são plantadas nos subúrbios, na Sibéria, nos Urais, na região de Leningrado. E nas regiões meridionais e quentes é bem possível praticar.

É importante levar em consideração o clima da região. Portanto, em zonas quentes, geralmente é o período entre o final de março e meados de abril. Na faixa do meio, eles são plantados em abril ou início de maio, e nos territórios do norte no final de maio.

É muito importante que a temperatura do solo no momento do plantio seja de 10-12 graus Celsius. As geadas de retorno são inaceitáveis; as rosas quase sempre morrem por causa delas.

É indesejável plantar rosas no verão. O prazo para o plantio é junho, então será tarde. Mas essas regras se aplicam apenas a mudas. Se a rosa antes do plantio em terreno aberto cresceu em um recipiente, então ela pode ser plantada no solo no verão. O mais importante aqui é o método de transbordo. Ou seja, a flor é plantada do vaso anterior diretamente com um caroço de barro, sem violar sua integridade.

Em regiões quentes, é permitido plantar rosas no outono. A maioria dos jardineiros que mora em lugares quentes faz isso, já que é mais fácil sobreviver à rosa em um ambiente leve e fresco do que no calor de quarenta graus do verão. O desembarque geralmente ocorre em outubro ou início de novembro. Quanto às áreas frias, os moradores de verão também tentam plantar rosas ali no outono. Eles terão que fazer isso em setembro.

Seleção e preparação de uma muda

Decidido o momento do plantio, é hora de escolher uma boa muda. Você pode comprar no berçário. Ao comprar uma cópia, é necessário examinar cuidadosamente, prestando atenção especial às raízes. As raízes devem ser fortes, ramificadas e sem defeitos. O corte deve apresentar uma cor branca ou ligeiramente amarelada. Se as raízes da planta estão cobertas de terra, então esse caroço deve estar completo. Certifique-se de sentir o cheiro do chão. O solo não pode desprender podridão, mofo.

Definitivamente não vale a pena comprar mudas com raízes secas e sinais claros de deformação. Apodrecimento, várias manchas e estrias, presença de casca enrugada - tudo isso sugere que o exemplar é impróprio para o plantio.

Raízes curtas e um pequeno número de processos fibrosos são outros sinais desfavoráveis. Folhagem roída ou manchada indica o "trabalho" de pragas de insetos.

Se a muda já foi comprada e o trabalho de plantio precisa ser adiado, não importa. As plantas podem ser preservadas com sucesso. Se a espera não ultrapassar 10 dias, o material de plantio deve ser colocado sob um dossel e coberto com uma serapilheira úmida. O celofane é colocado em cima da serapilheira. As pontas dos galhos devem ficar do lado de fora. As mudas devem ser ventiladas todos os dias. A serapilheira deve estar sempre ligeiramente úmida. Se a espera for atrasada, as mudas rosadas terão que ser cavadas no solo.

Ao se preparar para o plantio, a muda é cuidadosamente examinada. As raízes secas devem ser aparadas e as muito longas devem ser reduzidas para a marca de 0,3 metro.

Os ramos fracos e muito secos são removidos e os mais fortes são encurtados para que seu comprimento seja de cerca de 35 centímetros. Os rebentos são limpos de parafina, se houver.

Em seguida, a muda deve ser embebida. Para imersão, tome estimulantes de crescimento de loja (por exemplo, "Zircon") ou faça soluções em casa. Aloe, mel e outros estimulantes conhecidos pelos jardineiros são adequados. A muda é mergulhada na solução até o nível do colo da raiz e mantida lá por cerca de 3 horas. Em seguida, ele é mantido em uma solução fungicida por um quarto de hora. A última etapa do preparo é mergulhar as raízes em um purê de argila. Depois disso, eles precisam de cerca de 60-90 minutos para secar.

Seleção de lugar

Ao plantar rosas no país, é muito importante escolher o lugar certo. A taxa de sobrevivência inicial da muda e seu crescimento posterior dependerão disso. Absolutamente todas as variedades de rosas são extremamente negativas em relação aos rascunhos. Devido ao vento frio, começam a soltar flores e perdem boa imunidade. É muito importante considerar isso. Além disso, é improvável que lindas flores sejam cultivadas em uma área onde a água subterrânea flui perto da superfície do solo. Essas condições são ideais para o desenvolvimento da podridão radicular.

A maioria das variedades prefere locais ensolarados. Mas apenas alguns podem suportar a exposição constante ao sol, especialmente das 12h às 15h.

Se houver oportunidade de plantar arbustos onde houver sombra parcial neste momento, ótimo. Mas é impossível correr para o outro extremo, sombreando constantemente as mudas. No entanto, existem rosas que só crescem em sombra parcial. Estas são as notas de David Austin. Essas rosas são usadas para o clima do Reino Unido, onde o tempo costuma ser nublado. Eles não podem resistir à agressão do sol no verão.

Como preparar o solo?

As rosas não devem ser plantadas em solos com alto teor de areia. Tal solo perde umidade rapidamente, substâncias úteis são constantemente lavadas dele. Substratos pesados ​​também não funcionam. Solo fértil com aeração adequada é uma boa solução. Por exemplo, solo preto, solo arenoso, argiloso. A acidez deve ser mantida na faixa de 5,5-6,5.

Recomenda-se preparar o solo para futuros plantios na safra anterior. Está bem desenterrado, fertilizado com substâncias orgânicas e minerais. Então, essa terra se assentará e se tornará totalmente adequada para o pouso. Mas nem todos os residentes de verão estão empenhados em tal preparação antecipada. Normalmente o local é preparado em 14 dias, esse é o prazo.

A dupla escavação é realizada, os buracos são cavados. O diâmetro padrão do furo de pouso é de 0,6 m, a profundidade é de 0,4 m. Mas os números podem variar.

Portanto, se o terreno for infértil ou tiver uma estrutura muito densa, é necessário aumentar o diâmetro e a profundidade. Se o plantio for realizado em áreas com alto nível de lençol freático, a profundidade é aumentada em 0,2 metros. Isso é para acomodar o ralo.

Tendo cavado um buraco, a terra dele deve ser posta de lado. Agora você precisa preparar o enchimento nutricional do poço. Toma-se húmus, turfa e turfa, tudo isso se mistura em proporções iguais. A matéria orgânica fresca para rosas é categoricamente contra-indicada. Superfosfato e cinza de madeira devem ser adicionados à mistura resultante. Eles podem ser adicionados imediatamente ou colocados na cova durante o plantio. Em seguida, o poço é carregado com o substrato feito em dois terços e deixado por 14 dias.

Tecnologia de pouso

Não é difícil plantar uma rosa corretamente. O algoritmo foi desenvolvido e testado por milhares de jardineiros. Veja como fica passo a passo.

  1. A cova de plantio é bem regada. Quando a água for absorvida, será necessário retirar cerca de metade do substrato.

  2. Em seguida, uma pequena colina é feita na parte central do buraco. A muda, pronta para o plantio, está instalada neste morro, as raízes estão bem esticadas. Nesse caso, o ponto de crescimento deve estar no mesmo nível da borda do furo.

  3. Eles começam a derramar o substrato pelas lateraiscalcando-o suavemente para evitar bolsas de ar.

  4. Após o plantio, a planta é bem regada, gastando cerca de 10 litros de água. O ponto de crescimento vai um pouco para dentro do solo, como deveria ser.

  5. Depois de regar, o solo perto da roseira é coberto com cobertura morta.... Você pode levar húmus seco ou outro material orgânico. A rosa plantada deve ser protegida da luz solar direta por 10 dias.

Se você estiver plantando uma rosa de jardim diretamente de um recipiente, há algumas regras a serem observadas. A planta é regada algumas horas antes do plantio, então será mais fácil removê-la do vaso. Se ainda não conseguir retirá-lo, corte o recipiente.

A rosa é plantada à direita com um caroço em um buraco, coberto com um substrato de forma que circunde o arbusto em 0,1 m por todos os lados, então é regada e coberta com cobertura morta.

Conversamos sobre as regras gerais para o plantio de roseiras, agora vale citar algumas outras nuances. Existem muitas variedades de rosas e algumas requerem condições especiais.

  • As variedades de rosas para cobertura do solo precisam de um pequeno orifício, com cerca da metade do tamanho do padrão. No entanto, eles exigem solo perfeitamente limpo. Deve estar livre de ervas daninhas e suas raízes, outros resíduos. A distância entre os arbustos deve ser de 50 a 150 cm, tudo depende da variedade. Diferentes variedades possuem arbustos de diferentes larguras.

  • As rosas trepadeiras, incluindo suas subespécies canadenses, devem ser plantadas a uma distância de um metro e meio. Essas plantas definitivamente precisarão de suporte. Ele é instalado com antecedência. Ao plantar arbustos perto de uma parede ou cerca, um buraco é cavado a meio metro da estrutura. Ao plantar, a raiz é posicionada de forma que olhe para o outro lado.

  • Delicadas rosas floribunda de pequenas variedades podem ser plantadas com 30 centímetros de distância. Se o arbusto for volumoso, então 90 cm. O ponto de crescimento é aprofundado em 3-8 centímetros. A mesma distância é observada para rosas chá híbridas, mas o aprofundamento da enxertia é feito em no máximo 5 cm.

  • As rosas padrão são plantadas mais cedo do que outras variedades. Certifique-se de colocar um suporte, se for de madeira, trate-o com preparações especiais que evitem o apodrecimento. A muda é colocada a 5 cm da estaca, a profundidade de plantio deve ser a mesma do viveiro.
  • As rosas do parque de arbustos não precisam de apoio. Para calcular corretamente a distância entre os arbustos, você deve se concentrar em uma planta totalmente formada. A distância será igual a metade de sua altura.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário